O que é o serviço XMR.to?
XMR.to é um site que oferece um serviço muito útil: você envia seus Moneros para o site, e eles fazem um pagamento equivalente para um endereço Bitcoin de sua escolha. Desta forma o serviço permite que os usuários do Monero façam pagamentos privados para qualquer pessoa ou comerciante que aceite Bitcoin, mas que ainda não aceite Monero.
O advento das criptomoedas possibilitou a realização de pagamentos seguros e fáceis em todo o mundo, inclusive para pessoas que não tem conta em bancos. No entanto, como a primeira moeda a ser usada foi o Bitcoin, isso impôs uma importante degradação na privacidade dos usuários em comparação ao que já existe no sistema bancário “tradicional”. No sistema bancário tradicional, ninguém consegue ver a sua conta bancário ou as suas transações do dia-a-dia; a quebra do sigilo bancário acontece apenas em casos isolados e necessários, e as atividades financeiras não são constantemente transmitidas de maneira transparente para todas as pessoas do mundo.
Os idealizadores do serviço XMR.to reconheceram desde cedo que a tecnologia do Monero poderia auxiliar nessa questão. Embora o número de comerciantes que ainda aceitam Monero é muito limitado, o site XMR.to permite que os usuários do Monero gastem suas moedas em qualquer comércio que aceite Bitcoin.
Todos os usuários do serviço são encorajados a conversarem com os vendedores que aceitam Bitcoin, para tentar convecê-los a aceitar Monero diretamente. Assim esperamos que em breve, no futuro, o serviço do XMR.to não seja mais necessário!
Problemas com sua transação?
Aconteceu algo de errado com sua solicitação? Não entre em pânico. O site já está servindo a comunidade há anos e nenhum caso de perda de fundos já foi registrada. Entre em contato com o e-mail support@xmr.to para pedir ajuda. Por favor, inclua os seguintes detalhes em sua mensagem:
- a chave secreta do seu pedido e o ID da transação;
- se você não tiver essas informações, envie qualquer informação que possa ajudar o suporte a identificar o seu pagamento (ID de pagamento, data e hora, quantia, etc.);
- o seu endereço Monero — para o reembolso. Devido às características do Monero, o suporte não tem como saber qual é o seu endereço, a menos que você conte!
Tenha em mente que, por motivos operacionais, o site XMR.to não pode reembolsá-lo em Bitcoin…
Como o serviço funciona?
1) Insira a quantia em Bitcoin e o endereço Bitcoin para o qual você quer pagar. Clique no botão ‘Create’ (Criar).
2) O site irá informar quantos XMR você terá que enviar.
3) Assim que o site receber os seus XMR, o serviço irá realizar o seu pagamento em Bitcoin.
Os Bitcoins usados pelo serviço para o pagamento são limpos?
Sim. Ao contrário de serviços que recebem bitcoins aleatórios de seus clientes, o XMR.to recebe apenas Monero de seus clientes. Todos os pagamentos em Bitcoin realizado pelo serviço são realizados através de exchanges renomadas. Portanto, eles são “limpos”, pois já passaram por toda verificação de sua origem pela exchange.
O site aceita o protocolo de pagamento do BitPay?
Sim! apenas clique no link “enter payment bill URL” abaixo do campo do endereço BTC.
Então cole no campo a URL que você vê no seu browser na página de payment bill (por exemplo, ‘https://www.bitpay.com/xxx’).
O que é a cotação indicativa?
A cotação indicativa é a cotação que o site oferece no momento para um pedido de tamanho padrão. Ela é chamada de indicativa pois ela pode mudar dependendo da quantia do pedido. Se você quer ver qual a taxa efetiva para a quantia que você deseja, basta criar um pedido!
Existem custos escondidos?
Não. A taxa de conversão BTC/XMR que você cotou determina o número exato de XMR que você precisa enviar para o serviço para ter o seu pagamento Bitcoin realizado.
Quão bem o XMR.to está protegendo a minha privacidade?
Por padrão, os pagamentos feitos pela rede Monero protegem a sua privacidade muito melhor do que os pagamentos feitos pela rede Bitcoin, pois com Monero você é quem está no controle: você controla o quanto quer revelar e para quem quer revelar, graças às chaves de visualização. Portanto, não é o serviço XMR.to que está protegendo a sua privacidade, e sim a moeda Monero.
Como a blockchain do Bitcoin é transparente, os pagamentos que se originam a partir do serviço XMR.to serão facilmente reconhecíveis como sendo originados no XMR.to, pois ele são discerníveis dos demais pagamentos da rede Bitcoin. No entanto, graças às propriedades intrínsecas do Monero, ninguém pode associar o pagamento em Bitcoin com a sua identidade, a menos que você informe isso para o vendedor. Isso tudo seria mais fácil se o seu comerciante aceitasse Monero diretamente – insista para que ele aceite na próxima vez!
O serviço registra os endereços IP?
Sim. Isso acontece pois é útil para o suporte a manutenção, e em parte porque é muito complexo garantir que todas as informações dos endereços IPs sejam apagadas de todos os logs do servidor.
No entanto, é irrelevante se o serviço registra ou não os endereços IPs. O servidor de hospedagem do serviço pode estar registrando o tráfego, e a política de log deles não está sob controle do XMR.to. (existem muitos provedores de VPN “anônimos” que mentem para você…)
Existem carteiras com o XMR.to integrado?
Sim. As carteiras Monerujo (Android) e Cake Wallet (iOS) possuem o serviço do XMR.to integrado nativamente. Então ao copiar um endereço destinatário Bitcoin, os seus Moneros serão enviados automaticamente para o serviço.
O site tem um endereço .onion?
Você pode acessar qualquer site na web através do TOR. O perigo do TOR é que o usuário pode facilmente sofrer um ataque de phishing e ser redirecionado para uma cópia falsa do XMR.to sem perceber – Para se proteger você também pode acessar o site através do endereço onion xmrto2bturnore26.onion
O site possui uma API?
Sim! Sinta-se livre para usá-la.
O site possui uma chave PGP?
Se você quiser contactar o site de maneira segura através do e-mail support@xmr.to, você pode usar a chave PGP do serviço.