Usabilidades do Monero

O Monero é o verdadeiro dinheiro digital. Ele funciona exatamente como o seu dinheiro em papel. Quando você vai em um restaurante e paga sua refeição com uma nota de R$ 50,00, ninguém te pergunta de onde vem o dinheiro. Isso acontece pois o dinheiro é um bem fungível por excelência.

Como qualquer outra moeda, seu valor agregado depende da usabilidade na vida real. Seja em lojas físicas, online, como um ativo de investimento ou como reserva de valor. O Monero não é controlado por nenhuma entidade e portanto seu valor não pode ser manipulado de forma artificial por governos ou corporações. Vejamos as opções para usar Monero.

Monero como dinheiro digital

O Monero funciona como qualquer outra moeda no mundo: você pode utilizá-la para comprar e vender produtos e serviços. O site oficial do projeto Monero possui uma página que lista todas as lojas e serviços que aceitam Monero como forma de pagamento. Se você possui uma loja que aceita Monero e deseja ser listado, envie uma mensagem pela página de contato e falarei com os desenvolvedores do projeto oficial.

Graças ao trabalho da comunidade, a integração do Monero com diversas lojas online é muito simples. O site Monero Integrations (em inglês) possui toda a documentação para integrar Monero aos plugins de eCommerce mais famosos.

Monero como investimento

O Monero também é considerado um ativo para muitos investidores. Seu crescimento exponencial tem sido muito atrativo para investidores de longo prazo e de curto prazo também. Lembre-se que as criptomoedas estão em sua infância e os preços costumam ser muito voláteis. Se você decidir tomar o caminho do investidor, seja prudente!

Entre os meses de setembro de 2016 à setembro de 2017, o Monero se valorizou em aproximadamente 950%. Ele foi negociado no início do período por ~10 USD e no fim do período por ~95 USD, alcançando picos de 140 e 150 USD no final de agosto de 2017.

mercado monero
Gráfico retirado do CoinMarketCap.com.

Próximos passos

Bônus: Monero vs Bitcoin. Conheça as diferenças →

Essa página marca o fim do nosso guia rápido de Blockchain & Monero. Nesse momento você sabe o que é o blockchain. Entende o que são as criptomoedas e que cada uma possui um objetivo diferente. Você aprendeu também a história do Bitcoin, e que ele possui um livro-razão aberto, público e transparente. Você viu que essa característica traz certos problemas como a falta de fungibilidade e até mesmo um risco de segurança pessoal, visto que a totalidade de suas finanças se torna um registro público.

Nós do Monero Brasil acreditamos que o Bitcoin e o Monero são dois projetos que podem facilmente co-habitar dentro do mundo das criptomoedas. Para entender melhor a diferença entre ambas, clique no link bônus acima.

Se você possui dúvidas ou deseja se aprofundar mais sobre o Projeto Monero, faça parte do nosso grupo de WhatsApp e não deixe de acompanhar as notícias aqui no site. Se você preferir, pode seguir também a página XMR Brasil no Facebook ou pelo Twitter.

Todo o trabalho realizado no guia e neste site é feito de forma voluntária. Se você quiser fazer uma doação, utilize o QR Code presente no rodapé.

Foto de destaque concedida por Monero.How.

About Filipe

Filipe é um membro evangelista do Projeto Monero. Entusiasta do mundo das criptomoedas e da tecnologia Blockchain, ele é autor da maioria dos guias e escreve periodicamente para o site Monero Brasil.

View all posts by Filipe →