Como funcionam os subendereços no Monero

Os subendereços são mais uma importante funcionalidade de privacidade do Monero. Eles impedem que diferentes remetentes saibam que estão enviando moedas para uma mesma pessoa.

Cada carteira no Monero possui um endereço primário que inicia com o prefixo 4. Usar sempre o mesmo endereço para receber Monero pode representar um risco para a privacidade tanto do usuário que recebe quanto do usuário que envia as moedas.

As carteiras de Monero possuem uma funcionalidade que permite a geração de subendereços. Os subendereços são endereços Monero que sempre iniciam com o prefixo 8. Eles são derivados do endereço primário, e podem ser gerados à vontade pelo usuário que vai receber a transação.

Quais os riscos de não se usar subendereços

Vamos usar o cenário abaixo para ilustrar:

  1. Você solicita um pagamento de 300 XMR para João em seu endereço primário (iniciado com o prefixo 4). Agora João sabe que você é dono deste endereço primário, e que esse endereço primário já recebeu 300 XMR em algum momento.
  2. Uma semana depois, você solicita um pagamento de 50 XMR para Ricardo em seu mesmo endereço primário. Agora Ricardo também sabe que você é dono deste endereço primário, e que esse endereço primário já recebeu 50 XMR em algum momento.

As seguintes situações podem acontecer:

  • Ricardo e João podem conversar entre si e descobrir que você já recebeu 350 XMR ao todo.
  • Se alguém tiver acesso ao histórico das transações realizadas por Ricardo e João, essa pessoa irá saber que você já recebeu 350 XMR.
  • Se você usou identidades diferentes para fazer as transações com Ricardo e João, eles saberão que o endereço X pertence à mesma pessoa.

Como funciona com subendereços

A solução para esse problema é a geração de um endereço novo a cada pagamento. Dessa maneira, João enviará para um endereço diferente de Ricardo, mas você receberá todas moedas na mesma carteira.

Em resumo: sempre use diferentes subendereços para diferentes pessoas/serviços/exchanges.

Qual a diferença entre contas e subendereços?

Algumas carteiras de Monero (como a carteira oficial e a Cake Wallet) suportam a criação de “contas”, além da opção de “subendereços”.

Ao criar uma conta, você está criando uma conta separada dentro da mesma carteira (que possui uma única chave privada/semente). Cada conta possui o seu próprio endereço primário (que começa com o prefixo 4). O saldo de sua conta principal não irá afetar o saldo das suas demais contas. Cada conta funciona de maneira independente: na hora que você for gastar, você terá que indicar na carteira de qual conta você quer gastar, e na hora que você for passar um endereço/subendereço para alguém, você terá que passar um endereço da conta em que você quer receber.

Os subendereços são endereços secundários criados para cada conta, e você utiliza eles para receber as moedas. Você pode criar vários subendereços para cada conta da sua carteira.

Portanto, a hierarquia da ramificação é: Carteiras > Contas (endereços primários) > Subendereços