Neste artigo você irá aprender o que são as contas dentro da sua carteira Monero, assim como o que são e como funcionam os subendereços, e por que eles são importantes para a sua privacidade.
Contas
Algumas carteiras de Monero suportam a criação de “contas” (“accounts” em inglês). As contas são como se fossem subcarteiras dentro da mesma carteira, permitindo que você separe saldos sem precisar criar várias carteiras. Toda carteira Monero possui uma conta principal, e a criação de contas adicionais é opcional.
A grande vantagem dessa função é que cada conta possui um saldo diferente, e elas funcionam de maneira independente, como se fossem diferentes carteiras. Portanto, você pode criar uma conta para “Economias”, outra para “Lazer”, etc. Outra vantagem de usar contas é que você precisará de apenas uma semente mnemônica para recuperar a sua carteira e todas as contas e os subendereços contidos nela.
Ao realizar um pagamento com Monero, você deverá indicar em sua carteira a partir de qual conta você quer gastar. Se você estiver usando a carteira Monero GUI oficial, clique na aba Contas. Isso fará com que a carteira gaste apenas os outputs contidos na conta selecionada, sem afetar o saldo das demais contas. Ou seja, quando o saldo da sua conta “Lazer” acabar, a sua carteira não irá gastar o saldo da sua conta “Economias”.
Ao receber um pagamento com Monero, você deverá informar para o remetente um endereço da conta em que você quer receber. Se você estiver usando a carteira Monero GUI oficial, clique na aba Contas, selecione uma conta, e a seguir clique na aba Receber para obter um subendereço de recebimento. Os subendereços são endereços secundários criados para cada conta, e você pode criar vários subendereços para cada conta da sua carteira.
Endereço primário
Cada carteira no Monero possui um único endereço primário (principal), que inicia com o prefixo 4. Não é recomendado utilizar sempre o mesmo endereço primário para receber Monero, pois isso pode representar um risco para a privacidade tanto do usuário que recebe quanto do usuário que envia as moedas.
Subendereços
Os subendereços são endereços “secundários” que iniciam com o prefixo 8 e são derivados do endereço primário. A grande maioria das carteiras de Monero possuem uma funcionalidade que permite a geração de subendereços. Eles podem ser gerados à vontade e sem custos pelo usuário que vai receber a transação.
Os subendereços são muito importantes no Monero e possuem duas funções principais:
- Aumentar a privacidade do destinatário: apesar de o Monero possuir a tecnologia dos endereços stealth, a sua privacidade ainda pode ser comprometida sem que a blockchain seja analisada (“off-chain”), caso as pessoas correlacionarem os endereços de pagamento que você fornecer a elas. Por exemplo, se você fornecer o mesmo endereço de recebimento para duas pessoas diferentes, elas podem conversar entre si e descobrir que você é a mesma pessoa. Ao fornecer diferentes subendereços para diferentes pessoas, você estará protegendo a sua identidade, pois os remetentes não saberão que estão enviando moedas para uma mesma pessoa.
- Permitir que o destinatário saiba de quem está recebendo: uma característica muito peculiar do Monero é que nenhum endereço público é registrado na blockchain, portanto nem mesmo o destinatário consegue saber quem é o remetente apenas olhando as informações da blockchain. Ao criar um subendereço novo para cada pessoa, empresa ou exchange que for lhe pagar em Monero, você irá saber quem são os remetentes das transações que você receber na sua carteira.
Como usar subendereços
- Para criar novos subendereços, você não precisa criar uma nova carteira. A maneira mais fácil e rápida é criar um subendereço na carteira que você já usa.
- Você deve gerar um subendereço novo em sua carteira sempre que for receber Monero de uma nova pessoa, empresa ou exchange. Dessa maneira, a pessoa A enviará Monero para um endereço diferente da pessoa B, mas você receberá todas as moedas na sua mesma carteira.
- Se você usa a carteira oficial GUI, lembre-se de usar a função Nota na aba Receber para anotar o nome da pessoa/empresa para quem você forneceu o subendereço recém-criado.
- Se você já recebeu Monero dessa pessoa/empresa no passado e quer receber de novo, você pode reutilizar o subendereço que você forneceu anteriormente para essa pessoa. Ao contrário do Bitcoin, não é necessário gerar um endereço novo para cada transação que você for receber.
Conclusão e dicas finais
- A hierarquia é Carteira > Contas > Subendereços
- Use Contas para separar o saldo de sua carteira em “subcarteiras”
- Basta uma única semente mnemônica para recuperar a sua carteira e todas as contas e os subendereços contidos nela
- Cada carteira possui um único endereço primário, que começa com o prefixo 4
- Inúmeros subendereços podem ser criados em cada conta, que começam com o prefixo 8
- Subendereços protegem a sua privacidade ao proteger a sua identidade
- Subendereços permitem que o destinatário saiba quem é o remetente da transação
- Gere um subendereço novo sempre que for receber Monero de uma pessoa diferente
- Use diferentes subendereços para diferentes pessoas/serviços/exchanges
- Reutilize um subendereço apenas com a mesma pessoa/serviço/exchange
- Não é necessário gerar um subendereço novo a cada transação com Monero (ao contrário do Bitcoin)