Será 2018 o ano do Monero?

O ano de 2017 ficou oficialmente marcado como o ano do Bitcoin. Sua popularização multiplicou o preço exponencialmente e está cada vez mais difícil encontrar alguém que nunca ouviu falar em Bitcoin.

Podemos dizer que 2018 continuará a tendência positiva para o Bitcoin, principalmente por ser o carro-chefe na cena das criptomoedas. Mas pode ser que ele não seja o ator principal. O Monero também tem crescido muito – tanto em preço como em adoção. Com os problemas atuais de centralização e taxas altas, o Bitcoin pode ter encontrado um bom competidor.

Como sabemos, a principal característica do Monero é o fato dele ser a moeda líder em privacidade. O Bitcoin tem recebido muita atenção das autoridades internacionais, principalmente nos Estados Unidos onde o Congresso está estudando a possibilidade de taxar a população somente por possuir criptomoedas. Querendo ou não, o Monero acaba se tornando uma alternativa valiosa.

Com aproximadamente 15.5 milhões XMRs em circulação, a moeda é considerada como subvalorizada por muitos. Seu sistema de emissão também é diferente do Bitcoin. Ao invés de um limite fixo de 21 milhões, a inflação do Monero chegará ao limite mínimo de 0.3 XMR por minuto. Esse sistema foi introduzido para garantir incentivo aos mineradores que garantem a segurança da rede, sem que as taxas de transações sejam aumentadas à níveis estratosféricos – como vemos com o Bitcoin.

Retrospectiva no preço

2017 já foi um grande ano para o Monero, que foi negociado no começo do ano por U$ 13,00 e alcançou picos de U$ 280,00 em Dezembro. O gráfico é muito semelhante ao Bitcoin na época de 2014.

Monero tem visto um grande aumento em adoção e esta tendência deve permanecer em 2018. Com a introdução de sub-endereços, MultiSig, e a aplicação da técnica BulletProofs que deve reduzir as taxas em 80%, 2018 parece ser um ano muito promissor para o Monero.

Para entender outras diferenças entre o Bitcoin e Monero, veja o artigo que escrevemos apontando os principais pontos de atenção.

About Filipe

Filipe é um membro evangelista do Projeto Monero. Entusiasta do mundo das criptomoedas e da tecnologia Blockchain, ele é autor da maioria dos guias e escreve periodicamente para o site Monero Brasil.

View all posts by Filipe →

One Comment on “Será 2018 o ano do Monero?”

  1. Gostaria de saber, uma previsão do valor do Monero para daqui 5 anos.
    Qual a previsão de aumento ao fim de 2023.

Comments are closed.