Monero lança atualização de Abril 2018

Esta publicação é uma adaptação do anúncio original realizado via reddit pelo usuário dEBRUYNE_1.

O protocolo do Monero em seu estado atual recebe atualizações a cada 6 meses. Esta atualização é feita ao nível da rede e todos devem atualizar o software para permitir um funcionamento correto da carteira. A atualização ocorreu quando o bloco nº1546000 foi minerado, no dia 6 de abril de 2018.

Primeiramente, os binários estão disponíveis no endereço da página oficial do Projeto Monero: https://getmonero.org/downloads/. Alternativamente, você pode realizar o download diretamente pela página do Github:

CLI: https://github.com/monero-project/monero/releases/tag/v0.12.0.0
GUI: https://github.com/monero-project/monero-gui/releases/tag/v0.12.0.0

Este hardfork gerará uma nova moeda?

Não, este hardfork do Monero não criará  nenhuma moeda novaToda atualização que muda as regras de uma criptomoeda se chama de bifurcação (fork). O que define se uma atualização irá gerar uma nova moeda é o consenso da comunidade:

  • Consenso sobre as novas regras: Todos usam a moeda atualizada (com as regras novas) e deixam de usar a antiga (sem as regras novas).
  • Ausência de consenso: Passam a existir duas moedas, uma antiga (sem as regras novas) e uma nova moeda (com as regras novas).

Resumindo, sempre que toda a comunidade concorda com as novas regras da moeda, apenas a ramificação nova será minerada e usada pelos clientes. E sempre que houver divergência de opiniões na comunidade (ausência de consenso) haverá o surgimento de uma nova moeda, pois uma parte dos usuários e mineradores minera e usa a moeda com as novas regras, enquanto outra parte minera e usa a moeda com as regras antigas.

O hardfork que ocorreu no Bitcoin em 2017 foi uma bifurcação da moeda cuja nova regra permitia blocos de tamanho maiores. No entanto, não houve consenso geral da comunidade. Alguns queriam que os blocos aumentassem, enquanto outros queriam que o limite máximo do tamanho dos blocos continuasse o mesmo. Então alguns mineradores começaram a criar blocos que não seguiam as regras antigas, formando novos blocos com moedas que só foram aceitas pelos mineradores e usuários da nova bifurcação, que acabou gerou uma nova moeda, chamada Bitcoin Cash.

O hardfork que ocorrerá no Monero em abril de 2018 irá trazer melhorias para a moeda que são um consenso geral da comunidade Monero. Por exemplo, toda comunidade Monero concorda que é melhor usar um novo número mínimo de anel nas transações confidenciais em anel, pois isso aumentará a privacidade.

Informações gerais

No dia 6 de abril de 2018 a rede do protocolo Monero receberá uma atualização. Para garantir que seus serviços vão funcionar de maneira adequada, o usuário, serviço, loja, operador de pool ou corretora devem executar o daemon e as carteiras CLI v0.12.0.0 ou GUI v0.12.0.0. Essa atualização trará duas grandes mudanças: primeiro, uma mudança no protocolo PoW para mitigar o potencial risco dos ASICs e manter o protocolo resistente aos mesmos. Como resultado, mineradores precisarão atualizar seus mineradores (e.g. XMR-Stak). Segundo, o tamanho mínimo dos anéis de confidencialidade aumentou para 7 – caso contrário as transações serão recusadas pela rede.

Mais informações sobre a mudança do PoW podem ser encontradas nos links abaixo (em inglês):
https://getmonero.org/2018/02/11/PoW-change-and-key-reuse.html
https://github.com/monero-project/monero/pull/3253

Detalhes sobre o aumento do anel para 7 podem ser encontrados aqui. Todas as mudanças foram amplamente discutidas nos canais públicos de comunicação, incluindo as reuniões dos desenvolvedores, que podem ser lidas neste link (em inglês).

Como faço a atualização?

Primeiramente eu sempre recomendo aos usuários de verificarem a integridade dos binários com a chave GPG do Riccardo Spagni (um dos desenvolvedores core do Monero). Esta etapa é completamente opcional, mas garante que você está usando o software correto. Guias em inglês estão disponíveis para aprender a realizar este processo via Windows, Linux e Mac OS X.

Carteira GUI (com interface gráfica):

Se você estiver usando a carteira com interface gráfica, estes são os passos para atualizar:

  1. Faça o download dos novos binários na página oficial do Projeto Monero ou via Github (verificar links acima).
  2. Descompacte os arquivos no diretório de sua preferência.
  3. Execute o arquivo monero-wallet-gui. Ele deverá reconhecer sua carteira automaticamente.
Carteiras de Papel

Você não precisa fazer absolutamente nada com as carteiras que você já tem guardadas. Quando você desejar gastar o saldo contido nelas, bastará apenas que você faça o download da versão mais  recente da carteira desejada.

MyMonero

Você não precisa fazer absolutamente nada. A equipe do MyMonero atualizará o software do lado deles.

Carteiras Mobile (Monerujo, Cake wallet, etc.)

Presume-se que as carteiras para smartphones lançarão uma atualização em suas respectivas plataformas (Play Store, App Store) em breve. Verifique se o seu celular está realizando atualizações automaticamente, caso contrário você precisará atualizar por conta própria.

Mineradores

O operador da pool onde você minera deverá realizar uma atualização no software dele. Você, como minerador, também precisará utilizar uma nova versão do software de mineração (XMR-Stak; XMRig) para minerar o novo algoritmo.

Se você ainda estiver com dúvidas, deixe seu comentário nesta publicação ou simplesmente entre no nosso grupo de WhatsApp, onde além de tirar dúvidas também conversamos sobre mercado de criptomoedas, mineração e assuntos relacionados.

Foto de destaque original por Pexels.com. Imagem do Monero por TheMonera.Art.

About Filipe

Filipe é um membro evangelista do Projeto Monero. Entusiasta do mundo das criptomoedas e da tecnologia Blockchain, ele é autor da maioria dos guias e escreve periodicamente para o site Monero Brasil.

View all posts by Filipe →

2 Comments on “Monero lança atualização de Abril 2018”

    1. Ao usar a nova versão da carteira, clique em “Receber” e você poderá criar sub-endereços. Pode usá-lo quantas vezes desejar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *