O que é Monero?

Você provavelmente já ouviu falar da moeda Bitcoin. A criptomoeda digital revolucionária que em 2011 era negociada por volta dos R$ 2,50 e hoje vale mais de R$40 mil. Esse aumento de aproximadamente 8.000% não foi por acaso. O Bitcoin utiliza uma tecnologia chamada blockchain que redefine uma boa parte do nosso mundo financeiro atual. Ela foi a primeira criptomoeda concebida, mas não é a única. Hoje você vai conhecer o Monero.

Conhecendo o Monero

Monero é uma criptomoeda segura, privada e não-rastreável que protege sua privacidade financeira.

Todas as transações são escondidas: O Bitcoin possui um blockchain transparente, isso significa que todas as transações são visíveis por todos. Imagine um mundo onde instituições privadas, pessoas intrometidas e governos possuem acesso à todas suas transações. Do simples café na padaria até o seu salário. Todos podem facilmente saber o quão rico você é e qual o seu poder de compra e negociação.

O objetivo do Monero é dar controle financeiro ao verdadeiro dono do seu dinheiro: você. Usando técnicas avançadas, o blockchain do Monero protege sua privacidade ocultando informações como o remetente, o destinatário e o valor de cada transação.

Transparência opcional: você é quem escolhe quando quer ser transparente. Você escolhe quem vai pode ver as suas transações.

Você é o seu próprio banco: ninguém é capaz de tomar o seu dinheiro ou congelar o acesso ao seu dinheiro.  Bancos podem congelar seus fundos sem aviso prévio. Governos podem confiscar seu dinheiro se acharem necessário – basta lembrar-se do confisco dos depósitos bancários e as cadernetas de poupança dos brasileiros nos anos 1990.

Assista o vídeo abaixo de apenas um minuto, que apresenta as principais características do Monero:

 

Aprenda mais sobre o Monero

Se você está apenas iniciando no mundo das criptomoedas, não deixe de ler o guia “Blockchain & Monero: de iniciante à expert em 15 minutos“. Este guia te explicará a origem do Bitcoin, blockchain e do Monero. Ele aborda pontos interessantes, como o processo de mineração e as opções para adquirir criptomoedas.

Caso você já conheça a tecnologia, leia nossos artigos para conhecer melhor o projeto Monero. Não deixe de conferir também a página que explica as principais diferenças entre Bitcoin e Monero. E se você quiser tirar dúvidas ou discutir mais sobre as vantagens Monero, participe do nosso grupo de WhatsApp.

Foto de destaque concedida por Monero.How.

About Filipe

Filipe é um membro evangelista do Projeto Monero. Entusiasta do mundo das criptomoedas e da tecnologia Blockchain, ele é autor da maioria dos guias e escreve periodicamente para o site Monero Brasil.

View all posts by Filipe →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *