Monero receberá atualização na rede em 17 de outubro

Como publicado no site getmonero.org, a rede Monero receberá em 17 de outubro a primeira atualização mandatória do ano. Em termos técnicos, a atualização será um hard fork consensual, que não gerará uma nova moeda. O software será lançado um mês antes, no dia 17 de setembro, garantindo tempo suficiente para que provedores de serviço, carteiras e exchanges atualizem seus sistemas.

Entre diversas melhorias significativas para o protocolo e as carteiras, essa atualização traz a CLSAG, um novo esquema de assinatura em anel que aumenta a velocidade da verificação das transações em cerca de 10%, o que se traduz em escaneamento mais rápidos das carteiras, assim como reduz o tamanho das transações em cerca de 25%,o que se traduz em menores taxas de transações. A lista completa com todas as mudanças será divulgada junto com o lançamento dos novos binários no dia 17 de setembro.

O post oficial também traz uma seção de perguntas frequentes:

P: Hard fork? Isso vai resultar numa nova moeda?
R: Não. Hard forks no Monero são feitos para introduzir melhorias no protocolo, e há consenso da comunidade. Nenhuma nova moeda será criada.

P: Como me preparo para esta atualização?
R: A nova versão do software estará disponível aproximadamente um mês antes. Você terá até o dia da atualização (17 de outubro) para atualizar sua carteira.

P: Como eu atualizo minha carteira?
R: Haverá instruções de como atualizar a carteira junto com a nova versão do software. Basicamente tudo que você precisará fazer é substituir os arquivos antigos (monerod, monero-wallet-cli, monero-wallet-gui) com a nova versão. Se você estiver usando uma carteira de celular como MyMonero, Monerujo ou Cake Wallet, a atualização deverá ser realizada através da App Store (iOS) ou Google Play Store (Android).

P: Tenho uma carteira em papel, tenho que fazer alguma coisa?
R: Não. Quando você decidir restaurar sua carteira, simplesmente use o software mais recente disponível.

P: Vocês estão mudando o algoritmo de mineração (PoW)?
R: Não. O algoritmo permanece o mesmo (RandomX) e os mineradores não precisam fazer nada.

About Filipe

Filipe é um membro evangelista do Projeto Monero. Entusiasta do mundo das criptomoedas e da tecnologia Blockchain, ele é autor da maioria dos guias e escreve periodicamente para o site Monero Brasil.

View all posts by Filipe →