A comunidade Monero começou a contagem regressiva para o lançamento da 2ª atualização programada de 2019. Seguindo o calendário das atualizações programadas que são realizadas semestralmente pelo Monero, a atualização introduzirá a versão 12 através de um hard fork que será ativado no bloco 1978433, o qual deverá ser minerado em 30 de novembro de 2019. Como o hard fork é consensual, sem divergência de opiniões na comunidade, ele não dará origem a uma nova moeda.
A principal novidade desta atualização é o novo algoritmo de mineração RandomX, que priorizará o uso de processadores comuns (CPUs). Depois de mais de um ano de desenvolvimento e após passar por quatro auditorias com sucesso, o novo algoritmo busca criar programas de mineração aleatórios, que são projetados para serem extremamente eficientes em processadores comuns. Caso tenha sucesso, o RandomX fará com que a produção de equipamentos especializados de mineração (ASICs) não seja rentável, elminando-os permanentemente da rede, o que será um marco de sucesso na história do Monero.
Outra grande melhoria para a experiência dos usuários é a eliminação dos IDs de pagamento. Como a blockchain do Monero não apresenta os detalhes das transações de forma transparente, os IDs de pagamento eram usados por exchanges para localizar o pagamento dos usuários na blockchain. Agora as carteiras do Monero deixarão de ter esse campo, que era preenchido pelos usuários com o código fornecido pela exchange. Isso trará benefícios tanto para usuários e exchanges, pois os usuários frequentemente esqueciam de preencher o campo ao realizar a transação, precisando recorrer ao suporte da exchange para recuperar seus XMR. Outra desvantagem dos IDs de pagamento é que eles poderiam comprometer a privacidade dos usuários, pois eram divulgados publicamente na blockchain.
Principais novidades da atualização:
- Novo algoritmo de mineração RandomX
- Eliminação dos IDs de pagamentos (serão substituídos por subendereços e endereços integrados)
- Exigência de pelo menos duas saídas (outputs) a cada transação
- Bloqueio de fundos a nível de protocolo por 10 confirmações (~20 min.)
- Diversas melhorias nas carteiras Monero GUI e Monero CLI, sobretudo na utilização de nós remotos
- Novo sistema de mineração para pagamento por serviços
- Melhorias na privacidade para os usuários de nós remotos
Os softwares de carteira Monero GUI e CLI já foram atualizados para versão 0.15, intitulada Carbon Chamaeleon, e já estão disponíveis para download na página oficial do projeto.