Como funciona a mineração de Monero

Minerar Monero

Primeiro vamos recapitular: o que é exatamente a mineração de criptomoedas? Este é um processo matemático realizado por computadores que adicionam e confirmam as operações dentro da blockchain do Monero. São os mineradores que garantem a segurança da rede contra hackers ou instituições que desejam manipular os valores das transações.

O propósito fundamental da mineração é permitir aos nós da rede Monero alcançar um consenso seguro e inviolável. Além disso, a mineração também é usada no Monero como método para introduzir e distribuir novas moedas no sistema.

Emissão das moedas

A cada 2 minutos, em média, um bloco é minerado. Cada bloco inclui as transações que foram realizadas nos últimos minutos. Como forma de incentivo financeiro aos mineradores, os blocos incluem: 1) as taxas das transações, que são pagas pelos usuários, e 2) a recompensa dos mineradores, que são novas moedas recém-criadas de Monero. Para aprender mais sobre a emissão das moedas e a política monetária do Monero, leia esse artigo.

Algoritmo de mineração

Ao contrário da maioria das criptomoedas, que exigem equipamentos específicos e de alto custo para mineração, o Monero utiliza um algoritmo de mineração que privilegia o uso de processadores de computadores comuns (desktop). Este algoritmo é conhecido como RandomX, e você pode aprender mais sobre ele nesse artigo.

Se você possuir à sua disposição um ou mais computadores ociosos e energia elétrica a baixo custo, este processo pode ser muito lucrativo.

Como minerar Monero

Os hashes que o seu computador produz quando minera são equivalentes aos bilhetes de uma loteria: quanto mais hashes o seu computador produzir maior será a chance de você ganhar. Portanto, assim como jogar na loteria, Minerar é uma questão de probablidade: quanto mais potente o seu computador, mais chances você tem de resolver o bloco e receber a recompensa. Sabendo disso, a comunidade desenvolveu métodos para maximizar os lucros e garantir uma rentabilidade “estável”, que é alcançada com a mineração em grupo. Vejamos como cada tipo de mineração funciona:

Tipos de mineração

  • Mineração solo (individual): você participa com a potência do seu computador e compete com os outros mineradores da rede Monero. Se você conseguir resolver o bloco sozinho, você recebe 100% da recompensa. O grande problema é que descobrir um bloco sozinho é muito difícil com o poder de processamento de um único computador comum.
  • Mineração em grupo (pools): neste tipo de mineração dezenas, centenas ou milhares de pessoas mineram juntas e compartilham as recompensas obtidas. A potência acumulada faz com que as chances de resolver o bloco aumentem drasticamente. Quando o bloco é resolvido, a recompensa é dividida proporcionalmente de acordo com a potência do computador de cada um. Ou seja, se uma pessoa colaborou no processo com um super servidor, ela receberá uma parte maior da recompensa do que outra que colaborou com um laptop antigo.

De forma sucinta, a mineração solo praticamente exige que você tenha acesso a supercomputadores para garantir um lucro estável. Se esse não for o caso, fazer parte de uma pool é a melhor opção, pois mesmo se o seu computador não é super potente, você receberá uma parte da recompensa baseado na sua participação.

Escolhendo uma pool

Para colaborar com a decentralização da rede, recomendamos fortemente que você não minere em pools gigantes. Suporte pools pequenas pois isso é importante para o projeto. Ao escolher uma pool considere alguns fatores como sua localização; qual porcentagem de taxas; quantidade de mineradores, etc. A comunidade reuniu uma lista com todas as pools por região que pode ser conferida no site Mining Pool Stats.

Software para minerar Monero

Existem vários softwares gratuitos disponíveis para o processo de mineração que funcionam em Windows, Linux e Mac OS X. Você pode ver a lista de softwares recomendados na página oficial do Projeto Monero. Se você apenas quer testar a mineração para ver como funciona, recomendamos que você realize a mineração solo com a carteira GUI. Mas se você pretende em uma pool de mineração, nós recomendamos que você use o XMRig, que é o minerador mais utilizado pela comunidade. Clique aqui para acessar nossa página com dicas de como baixar, configurar e otimizar o desempenho do programa de mineração XMRig.

Comunidade Brasileira de Mineradores Cryptonight

Uma iniciativa nacional e um excelente local para informações e recursos sobre mineração, o grupo Mineradores CryptoNight reúne um grupo de pessoas dispostas a ajudar quem quiser começar neste mundo