Guia: Como baixar e usar a carteira oficial (GUI)

Carteira Monero

Neste guia você irá aprender como baixar, instalar e usar a carteira oficial do Monero. Ela nada mais é do que um programa de computador que você usa para armazenar suas Moneros, além de receber e enviar transações.

Existem duas carteiras disponíveis para Monero:

  • GUI: indicada para usuários comuns, é um programa de computador comum, com uma interface gráfica (GUI; Interface Gráfica do Usuário). Nesse guia iremos falar apenas sobre essa carteira.
  • CLI: indicada apenas para usuários avançados, todos os comandos são inseridos em texto.

1) Baixar e instalar a carteira (~200 MB)

O primeiro passo é fazer o download da versão feita para o seu sistema operacional (disponível para Windows, Mac OS X e Linux). Clique aqui e faça o download. A instalação da carteira requer cerca de 200 MB de espaço livre no seu disco rígido.

2) Verificar se há espaço em disco para a blockchain (~70 GB)

Antes de prosseguirmos, você precisa aprender os seguintes termos:

  • Nodo (nó): cada dispositivo conectado à rede Monero (computador, tablet, celular, etc.).
  • Blockchain: arquivo de computador que contém o registro de todas as transações já realizadas pelos usuários de uma criptomoeda, desde a sua invenção.

Para que o Monero permaneça forte, descentralizado e resistente à censura é necessário que haja muitos nodos completos conectados na rede, ou seja, é necessário que existam muitos dispositivos online possuindo  uma cópia completa da blockchain. Em um cenário ideal, todos os usuários teriam uma cópia completa da blockchain, mas como ela exige muito espaço de armazenamento, algumas carteiras permitem que o usuário utilize uma blockchain armazenada no computador de uma outra pessoa.

Na carteira oficial (cliente GUI) do Monero, você pode escolher como você quer acessar a blockchain:

  1. Nodo completo (full node): esse é o modo que já vem configurado como padrão na carteira. Ele é o mais seguro e recomendado.  No entanto, este modo exige muito espaço de armazenamento em disco, pois requer quer você baixe toda a blockchain do Monero, que é um arquivo muito grande, com cerca de 70 GB. Dependendo de sua velocidade de conexão à internet, esse download pode demorar horas ou dias.
  2. Nodo remoto: esse modo pode ser utilizado por pessoas que possuem pouco espaço disponível (menos de 70 GB), conexão lenta ou computador lento. Através dele o seu software de carteira oficial irá se conectar a um computador que possui a blockchain completa. Ou seja, você não precisará passar horas baixando o arquivo da blockchain. A pessoa que mantém o nodo remoto não terá acesso à sua carteira e aos seus Moneros, ela será responsável apenas por transmitir suas transações na rede. Caso opte por este modo, leia a última seção deste guia, onde ensinamos como configurar o nodo remoto em sua carteira.

3) Criando sua carteira

Ao abrir o software, você verá a tela inicial para seleção do idioma. Clique em “Português (BR)”.

Carteira Monero - Seleção de Idiomas

Carteira Monero - Criar ou Restaurar Carteira

Em seguida, clique em “Criar nova carteira”. Você verá a seguinte tela:

Carteira Monero - Semente Mnemônica

Você pode colocar o nome que você quiser na sua carteira. Nunca inclua palavras da semente no nome da sua carteira!

No Monero existe algo chamado chave privada. É esta chave que te dá acesso a gastar seus Moneros. As 25 palavras que aparecem formam a sua semente mnemônica: ela é uma representação em texto da sua chave privada e funcionará como backup. Tome nota dessas 25 palavras e nunca as compartilhe com ninguém! Qualquer pessoa que tiver acesso às palavras terá acesso completo ao seu dinheiro. Nós escrevemos um guia de como fazer uma carteira em papel para guardar de forma segura sua semente mnemônica.

Em seguida será solicitado que você coloque uma senha. Esta senha protegerá os arquivos físicos no seu computador. Ela será requisitada sempre que você abrir sua carteira. Todavia, ela não é necessária para restaurar a carteira através da semente mnemônica.

3) Aguardando a sincronização da carteira

A sincronização é uma parte que costuma ser bem demorada e depende muito da velocidade do seu computador e do seu disco rígido, podendo levar inclusive dias. Somente após terminar a sincronização você será capaz de ver o seu saldo correto e poderá enviar Moneros para outros endereços. Ou seja, você não poderá enviar Moneros se sua carteira não estiver conectada no blockchain (em seu computador ou em um nodo remoto) e sincronizada na rede Monero.

A sincronização da carteira GUI corresponde a dois tipos de sincronizações, que ocorre uma após a outra:

  1. Sincronização do daemon: corresponde ao download da blockchain a partir de outros nodos.
  2. Sincronização da carteira: corresponde à varredura que a carteira faz na blockchain em busca de transações que pertençam aos seus endereços.

Diferentes tipos de estado da rede:

  • Desconectado: pode receber Monero. Não pode ver o saldo atualizado, nem enviar Monero.
  • Sincronizando: pode receber Monero. Não pode ver o saldo atualizado, nem enviar Monero.
  • Conectado (sincronizado): pode receber e enviar Monero, assim como ver o saldo atualizado.

4) Tela principal & enviando um pagamento

Carteira Monero - Tela Principal

Vamos analisar rapidamente as opções na tela principal. No canto superior esquerdo você vê o seu saldo. Ao receber um pagamento este número aumentará. Cerca de 20 minutos mais tarde – tempo necessário para 10 confirmações – o seu saldo estará desbloqueado para que você possa usá-lo.

A tela principal  inicia na seção “enviar”, onde você pode realizar pagamentos em Monero. Você tem total controle de como enviar seu dinheiro, definindo a quantidade, o endereço de destino, a prioridade da transação (que define a taxa que será paga aos mineradores), entre outros. Pode ser que a pessoa para quem você enviará Moneros solicite que você coloque um ID de Pagamento (normalmente solicitado por lojas e corretoras). Se for o caso, coloque-o no respectivo campo. Você também pode adicionar uma descrição pessoal para a transação: somente você poderá vê-la.


Carteira Monero - Caderneta de Endereços

A seção “enviar” possui somente um sub-menu chamado “caderneta de endereços”. Nesta tela você pode adicionar os endereços das pessoas, lojas e serviços que você usa com maior frequência.

5) Recebendo um pagamento

Carteira Monero - Recebendo pagamento

Toda carteira Monero possui um “endereço público”. Se alguém deseja te enviar Moneros, esse é o endereço que você terá que compartilhar. As outras informações disponíveis nessa captura de tela, como o ID do pagamento e o endereço integrado, são funções para usuários avançados e não são importantes para o nosso guia. O seu endereço público não possui nenhuma informação pessoal sua e pode ser livremente compartilhado.

6) Histórico de transações

Carteira Monero - Histórico de Transações

Cada operação realizada aparece no histórico de transações. Nesta tela você pode conferir a quantidade enviada, quanto foi pago de taxa, o ID do Pagamento, a data e hora, entre outros.


7) Como configurar um nó remoto (opcional)

Carteira Monero - Nó Remoto

Caso você não tenha espaço suficiente em disco para guardar toda a blockchain do Monero (cerca de 70 GB), ou se sua conexão de internet for muito limitada, uma das soluções é utilizar um nó remoto. Os nós remotos transmitem para as carteiras informações sobre a blockchain, assim como recebem e enviam as transações. Para maiores informações sobre como eles funcionam e quais são os seus riscos, clique aqui para ler nosso artigo sobre nodos remotos.

É fácil configurar a carteira oficial (GUI) para acessar a rede Monero através de um nodo remoto. Para fazer isso, entre em “Preferências” e escreva no campo “Local do Daemon” node.moneroworld.com, com a porta 18089. A seguir, clique no botão “Conectar” e espere a sincronização da rede concluir.

Estes nodos remotos públicos são gratuitamente oferecidos pela Monero World. Ao usar um nodo da Monero World, você irá usar um nodo remoto diferente cada vez que realizar uma conexão. Não há garantia de que essas conexões serão de alta velocidade, portanto, ainda assim pode-se levar algumas horas para sincronizar a sua carteira.

Foto de destaque concedida por Monero.How.

About Filipe

Filipe é um membro evangelista do Projeto Monero. Entusiasta do mundo das criptomoedas e da tecnologia Blockchain, ele é autor da maioria dos guias e escreve periodicamente para o site Monero Brasil.

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40 Comments on “Guia: Como baixar e usar a carteira oficial (GUI)”

  1. Bom dia,

    Caso o computador em que o programa esteja instalado queimar e eu usar a senha de 25 palavras em outro computador irá restaurar tudo?

    Obrigado,
    att,

    1. Oi Luciano. Exatamente: a semente de 25 palavras é capaz de restaurar sua carteira ao completo em qualquer outro computador ou dispositivo compatível. Você pode mesmo ter sua carteira sincronizada em múltiplos dispositivos ao mesmo tempo. Lembre-se: ao restaurar a carteira ela não solicitará nenhuma senha, o que significa que qualquer outra pessoa em posse da semente tem, automaticamente, posse sobre suas finanças em Monero. Guarde-as muito bem!

    1. No Windows o blockchain está localizado em C:\ProgramData\bitmonero\lmdb. É uma pasta oculta, mas se você copiar e colar no seu Windows Explorer você entrará na pasta. O blockchain se chama data.mdb.

  2. Olá Luciano ,
    Estou instalando minha carteira MRM no meu macbook sierra .
    Depois de copiar as 25 palavras da semente e gerar a senha , aparece mensagem “aguardando sincronização do daemon terminar “. Isso está há horas e não muda de Status “. Quanto tempo leva para sincronizar ?
    Grato
    RGR

    1. Olá, o blockchain realmente pode demorar muito tempo — até mesmo dias — para sincronizar. Principalmente se sua conexão não for muito rápida e se você tiver um HD normal ao invés de um SSD. Se você precisa usar sua carteira rapidamente, utilize um nó remoto (como é explicado no final do artigo). Esta sincronização de todo o blockchain é feita somente uma vez.

  3. Olá,

    Transferi uma quantidade de monero do HITBTC para a carteira oficial. Quanto tempo demora para aparecer o saldo em minha conta? Esse processo demora? Obrigado.

    1. Olá Michel. No momento em que te escrevo as transações em Monero não levam mais que 10 minutos para serem confirmadas. Para que o saldo da sua carteira oficial seja atualizado, é preciso que ela esteja completamente sincronizada com o blockchain. Se for o caso e você ainda não vê o seu saldo, é possível que a corretora HitBTC ainda não tenha te enviado seu Monero.

  4. É mais seguro deixar a blockchain no PC ou usar o Node remoto ? Caso eu use o node remoto após sincrinizar na rede eu consigo enviar tranquilamente pagamentos ?

    1. Você não tem problema nenhum em realizar pagamentos usando um nó remoto. Somente é mais seguro usar um nó no seu computador caso um dia alguém manipule o blockchain em um nó remoto específico.

  5. Olá Filipi , boa tarde ! Estava com cerca de 85 % de sincronização no meu desktop quando faltou energia elétrica . Religando o computador e tentando restaurar aparecia a tela escura do prompt. mas logo em seguida mensagem de que o windows estava buscando solução para resolver e depois que não havia solução . Tentamos restaurar o computador , sem sucesso . Deletamos as pastas de arquivo Monero e baixamos novamente os downloads , porém , quando entra no prompt aparece as mesmas mensagens do windons e não prossegue .O que foi sincronizado fica gravado no HD ? Como dar continuidade para terminar a sincronização ?
    Agradecimentos antecipados

    1. O que provavelmente aconteceu foi que corrompeu o blockchain inteiro. O blockchain fica numa pasta diferente da carteira Monero (C:\ProgramData\bitmonero\lmdb). Você pode tentar simplesmente deletar este arquivo e recomeçar a sincronização do 0%. Se você precisa acessar seus fundos com urgência, considere usar um nó remoto.

  6. Boa noite , estou minerando Monero na Genesis-Mining e usei esta carteira como endereço de recebimento , porém ao tentarem pagar , eles não conseguem e dão uma msg de endereço de pagamento invalido ( address length) , o endereço de que uso para recebimento kCkfxbgR5h2MVoQtqhMKsMm4TS6KWT5oSSeJTow2BVgCZX5TCd4J6bet7hegTeRPATRmXyTg9U7h1rPJc
    e Payment ID 6518b6f9a1345c93
    Teria algo de errado ?
    Obrigado

    1. Olá Adalberto, não sei como funciona a Genesis-Mining, o que posso te confirmar é que os endereços públicos de Monero (endereço da sua carteira) começam com o número 4. Aparentemente essa linha de código não representa uma carteira válida.

  7. Boa tarde!

    Estou preocupado com esse ID de pagamento, pois na Bittrex informa que se não constar essa informação os XMRs podem ser perdidos. Eu quero transferir da Minhas carteira para a Bittrex, eu preciso na minha carteira colocar o ID de pagamento (pode ser qualquer nome, certo?), ir na Bittrex copiar o endereço de depósito e inserir na minha carteira. Mas lá na Bittrex eu preciso identificar essa transação ou ela acontecerá naturalmente, a medida que inserir o ID de pagamento e o endereço de pagamento da Bittrex? Resumindo, preciso fazer algum procedimento la na Bittrex?

    1. Samuel, na hora de enviar Moneros usando sua carteira oficial você pode informar o endereço público e o ID do pagamento. A Bittrex te fornece essas duas informações.

    1. Olá Jorge. O ID de pagamento é uma informação que você precisa somente ao enviar moneroj para casas de câmbio ou outras instituições e são elas que te fornecem essa informação. Lembre-se que é sua responsabilidade lembrar da senha para acessar sua carteira. Se você esqueceu a senha, será preciso recuperá-la através da semente mnemônica como é explicado no guia. Boa sorte.

  8. Ola!

    Estou estudando sobre o assunto (monero) e me surgiu algumas dúvidas, poderia me ajudar?

    1º criei uma conta no MyMonero.com. Como faço pra minerar em mais de uma máquina, tenho 3 pcs que fica conectado no minimo 8h por dia e quero usa-los.
    2º É possível minerar on-line usando minha pagina de internet para isso? Como o piratebay.

    obrigado.

  9. Bom dia.
    Meu computator ficou 4 dias sincronizando até aparecer como conectado.
    Ele inicia a mineração pelo client mas o log gerado em txt apresenta diversos erros.
    Acredito que sejam falhar de portas ou acesso.
    Tem algum e-mail de suporte que responda em português? Assim eu envio o Log e posso entender e resolver o motivo dos erros.

    1. Olá Rafael, é normal que seu computador tenha demorado todo este tempo para fazer o download e sincronizar o blockchain do Monero. Sobre o log de erro, infelizmente não existe nenhum ‘e-mail de suporte’, visto que este é um projeto de código aberto. Recomendo que busque uma comunidade brasileira de Monero (incluindo o grupo de WhatsApp que é divulgado no site do Monero Brasil) para fazer suas perguntas e receber ajuda. Boa sorte.

  10. Bom dia Felipe, ontem enviei uma quantidade de moreno de uma conta na binance. No site da binance a operação aparece como concluída, Na carteira monero o saldo aparece como sincronizando e não aparece valor algum. É assim mesmo? Só após a sincronização aparecerá o saldo?

      1. Tentei instalar ao acionar o executável, depois da extração, e fica dando a mensagem de erro de estar faltando um arquivo .dll . Teria outro link?
        Obrigado.

  11. Bom dia Felipe, em 13/04, enviei 0.9 monero para braziliex através da carteira Gui, o saldo saiu, porém não foi recebido pela braziliex, fui efetuar prova de pagamento através do “xmrchain.net” conforme solicitado pela braziliex. Ocorre que não consigo pesquisar com “Transaction ID” fornecida pela GUI, “Nada no blockchain foi encontrado e corresponde ao termo de pesquisa :-(” , mas, quando consulto com o numero do bloco “Block: 1551085” a transação aparece e consigo identificar por conta da taxa “Fee” e data, porem a “Tx hash” é diferente do da carteira GUI, e não consigo prova de pagamento. Já utilizei; View key secreta, View key pública, Spend key secreta, Spend key pública, na esperança de alguma delas funcionarem. Eu utilize monero-gui-v0.11.1.0.

    1. Olá Wendel, você precisa atualizar a sua carteira para a versão mais nova. A nova versão v0.12.0.0 é a que deve ser usada para fazer transações. Por isso que a Braziliex não recebeu. Faça o download do novo software e recupere sua carteira lá através da semente mnemônica (as 25 palavras que formam suas chaves). Espere a sincronização e seu saldo voltará ao valor correto. A partir dessa nova versão, refaça a transação e a Braziliex receberá sem problemas.

      1. Boa Noite, atualizei a carteira, porem o saldo continua o mesmo. A braziliex está me pedindo prova de pagamento através do site “xmrchain.net”, porém quando colo a ID de transação nada aparece, mas quando verifico na carteira informando o mesmo ID, Chave e Endereço, diz que o endereço recebeu. Saberia me informar se existe diferença em obter prova de pagamento através da carteira e do site “xmrchain.net”?
        Grato.

        1. Ao atualizar a carteira, você restaurou ela usando a semente mnemônica e escaneou o blockchain inteiro com a nova versão da carteira? É um processo que demora algumas horas.

          Se a sua transação aparece na carteira Monero, mas não aparece no xmrchain.net, então é porque ela não foi lançada na rede correta. O website xmrchain.net está ligado ao blockchain da rede Monero, então é possível conferir as transações por lá.

  12. Olá,

    Existe alguma forma de trocar a pasta onde é armazenado o blockchain? Tenho dois SSDs e não gostaria que ele ficasse na pasta C:\ProgramData\bitmonero\lmdb por falta de espaço.

    Agradeço a atenção desde já!

  13. ola o que testnet e o que e stagenet…pq na stagenet tenho algum saldo mas nao consigo transferir por exemplo para a poloniex ou outra enchange.

  14. Olá. Preciso de ajuda. Baixei a carteira GUI há 1 semana e já atualizei o blockchain e minha carteira aparece com status conectado. Mas, o saldo que transferi da Binance não aparece na carteira, sendo que já foi confirmado pela mesma há umas 3 horas. O endereço de envio da minha carteira eu conferi letra por letra e está correto, e já reiniciei a carteira e o computador algumas vezes, mas não tá resolvendo. O que pode ser isso?

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