Exploradores da Blockchain do Monero

Os exploradores de blockchain são sites que permitem que os usuários busquem informações sobre as transações que são publicadas na blockchain de uma criptomoeda. Eles são úteis para confirmar que uma transação realmente foi enviada para a rede, verificar que uma transação foi minerada (incluída em um bloco), entre outras possibilidades.

Como o Monero é uma moeda privada, os seus exploradores não exibem a quantia da transação, nem os endereços públicos das pessoas envolvidas. Todas essas informações são exibidas publicamente nos exploradores de blockchain de criptomoedas não-privadas, como o Bitcoin. Nestes sites (veja esse exemplo no site blockchain.info), basta você digitar um endereço público de Bitcoin para você ver todas as transações que esse endereço já participou, incluindo as quantias e os endereços dos destinatários e dos remetentes.

Abaixo listamos os principais sites exploradores do Monero:

Não está encontrando a sua transação no site explorador? Pode ser que o site esteja desatualizado… Como o Monero realiza uma atualização a cada 6 meses, isso exige que os sites exploradores também sejam atualizados. Quando os sites não atualizam para a nova versão, eles acabam exibindo as transações que foram realizadas na blockchain antiga. Estas transações geralmente são feitas por usuários desavisados, que se esqueceram de atualizar o software de carteira. Portanto é sempre bom abrir mais de um site explorador para verificar a altura de bloco em que a rede está no momento.