Essa rápida entrevista foi realizada pelo Mike do Podcast Monero Monitor. Você pode ouvir a entrevista original nessa página.
Mike: Olá John, seja bem-vindo ao show! Como você vai?
John: Eu vou bem, obrigado.
Mike: Obrigado por aceitar bater um papo rápido comigo. Você tem aparecido muito na mídia ultimamente falando sobre criptomoedas e Bitcoin, e uma das moedas que você sempre menciona é o Monero. O que lhe chamou a atenção no Monero?
John: Eu tenho algumas peculiaridades próprias. Basicamente eu sou um especialista em segurança cibernética. Eu passo mais tempo na darkweb do que qualquer um, pois se eu não passasse, como eu poderia ser um especialista em segurança cibernética sem conhecer o meu inimigo, o que ele faz, como ele se comporta e quais são as cartas que ele tem nas mangas?
Então, uma das coisas que eu percebi nos últimos 8 meses é que o Bitcoin, que costumava ser a criptomoeda de escolha para se comprar drogas ilegais, contratar um assassino de aluguel ou comprar um macaco na Espanha, seja lá o que for…. agora ninguém mais usa o Bitcoin para isso. Todo mundo usa o Monero. No entanto, nas últimas semanas, alguns destes sites que aceitavam Monero agora estão aceitando a moeda Verge, o que é estranho…
Mike: É mesmo, você já estudou sobre a Verge?
John: Ainda não, Mike. Você já?
Mike: Bom, a Verge nada mais é do que um Bitcoin com um Tor embutido. Não há nenhuma unlinkability ou irrastreabilidade como há no Monero, tudo o que ela faz é esconder o seu endereço IP.
John: É mesmo? Veja só, eu não sabia disso.
Mike: Pois então, ela não parece ser uma moeda tão útil assim.
John: Tudo o que eu sei vem do que eu vi na darkweb. E o que você vê na darkweb, dentro de alguns meses, irá aparecer no mundo real, assim como o Monero. E então ele irá passar o Bitcoin e então todo mundo estará aceitando o Monero. Eu só estou dizendo que eu estou notando que as pessoas estão aceitando Verge. Eu não faço a menor idéia de porque elas estão fazendo isso.
Mike: Mas considerando que ela é apenas um Bitcoin com um Tor embutido, você acha que isso parece uma boa idéia? Porque nós já sabemos que o Bitcoin é muito rastreável. E há algum tempo atrás a Receita Federal dos EUA anunciou que eles rastrearam 50% de todas as transações.
John: Sim, sim. Se isso de fato for verdade, então sim, essa moeda não é uma boa idéia. No entanto, as pessoas estão usando ela. É só isso que eu estou dizendo. Se as pessoas estão usando ela, então há algum valor.
Mike: Você acha que o Monero ficou preso a um nicho? Ou o Monero, por ser irrastreável e fornecer privacidade, é uma moeda que pode vir a ser usada como o dinheiro impresso em cédulas, que são privadas, ou pelo menos deveriam ser?
John: Bem, aqui nós temos um problema. Eu acredito que todo mundo tem segredos, você, eu, minha esposa, seus pais, nossas crianças, seus amigos. Todo mundo tem segredos. E qual é o maior segredo que nós queremos manter? Nossa condição financeira. Nós ou exageramos ela, dizemos que nós estamos quebrados, mas fingimos que somos milionários, ou nós minimizamos ela, nós somos milionários, mas fingimos que estamos quebrados. Existem razões para esses dois comportamentos. Então, se todo mundo quer guardar em segredo a sua condição financeira, então, bem, todo mundo vai querer usar Monero. Pois com Monero ninguém pode encontrar quem enviou e quem recebeu qualquer transação.
Mike: Nem a quantia envolvida na transação.
John: Ou qualquer outra coisa, nada pode ser revelado sobre a transação. Então, é lógico, as pessoas vão dizer “Hmm, gostei dessa moeda”. Por quê? Porque ela atende a uma necessidade humana. E a necessidade humana é “eu tenho segredos que eu gostaria de mantê-los secretos”. É isso. Puro e simples. Então, tendo isso em mente, é claro que o Monero pode sair da darkweb e entrar na vida cotidiana, pois nas nossas vidas todos nós temos segredos e gostaríamos de mantê-los secretos.
Mike: E eu acho que quanto cada um tem de dinheiro por si só já é um segredo, independente de como a pessoa fez para ganhar aquele dinheiro.
John: Se você for esperto, você não vai querer que as pessoas saibam o quanto você tem, certo? Isso é um fato da vida.
Mike: Certo. Porque se uma pessoa sabe o quanto você tem, então ela pode querer cobrar mais de você ao lhe oferecer um serviço.
John: Ou o governo pode cobrar mais impostos de você. E a renda mensal é o maior segredo que o cidadão esconde do governo. Nós queremos nos esconder dos nossos governos que querem tomar o dinheiro que nós trabalhamos tão arduamente para ganhá-lo. Então se eu chegar para você, der uma ferramenta e disser: “Se você usar isso, o governo não irá mais saber qual é a sua renda mensal”. Eu irei dizer “Graças a Deus, finalmente!” Enfim, é dessa maneira que eu vejo as coisas. Pode ser que eu esteja errado. Eu odeio ser arrogante, mas geralmente eu estou certo. De qualquer forma, eu preciso ir, minha esposa está enfurecida atrás de mim.
Mike: Ok, foi ótimo, muito obrigado! Tenha um bom dia.
John: Obrigado Mike, até a próxima.