Um endereço integrado é um endereço público de Monero que é formado através da combinação de um endereço público padrão e um ID de pagamento curto (de 64 bits).
Eles foram feitos para serem usados quando um recipiente exige que a transação tenha um ID de pagamento, algo que é muito comum em exchanges.
Composição dos endereços públicos
Um endereço público tradicional é composto das seguintes partes:
network byte 18 + chave de gasto pública + chave de visualização pública + checksum
Um endereço público integrado é composto das seguintes partes:
network byte 19 + chave de gasto pública + chave de visualização pública + ID de pagamento de 64 bits + checksum
Vantagens
Os endereços integrados possuem as seguintes vantagens em relação a se fornecer separadamente o endereço padrão e o ID de pagamento:
- Ele estão contidos em si próprios, incluindo o checksum, ou seja, se torna muito mais difícil que o pagador esqueça de preencher o campo “ID de pagamento”, que é uma causa comum de problemas quando se está fazendo pagamentos para exchanges.
- Eles usam um ID de pagamento curto (de 64 bits, ao invés dos IDs de pagamento tradicionais, que são de 256 bits). O ID de pagamento curto sempre é criptografado na blockchain, ou seja, cada vez que você usa ele fica registrado de maneira diferente na blockchain. Isso aumenta a sua privacidade e diminui um pouco o uso do espaço útil da blockchain.
Privacidade
Os endereços integrados NÃO foram feitos para aumentar a sua privacidade. Ou seja, eles não foram feitos para esconder do destinatário o endereço do remetente. Ao se ter acesso ao endereço integrado, é muito fácil descobrir o endereço tradicional e o ID de pagamento correspondentes.
Mesmo assim, eles podem ter um benefício para a privacidade. Se você divulgar vários endereços integrados publicamente, ninguém será capaz de achar através do Google todos os lugares onde você postou os seus endereços. A pessoa teria que decodificar todos os endereços integrados suspeitos e comparar os endereços padrões aos quais eles correspondem. Em suma, você estaria dificultando a vida de quem tentasse descobrir a sua identidade. Assim que os subendereços forem implementados ao Monero, essa “função” de privacidade dos endereços integrados não será mais útil.
Conclusão
Os endereços integrados são usa solução para evitar que os usuários esqueçam de inserir o ID de pagamento ou cometam erros ao digitá-lo. Eles não foram feitos para esconder o seu endereço público da pessoa para quem você está pagando. Qualquer pessoa ou carteira pode abri-los e ver as duas informações que eles contém (o endereço tradicional e o ID de pagamento).
Atualmente eles são suportados por poucas exchanges e comerciantes, mas o seu uso é fortemente encorajado.
Muitas pessoas se assustam ao enviar XMRs para uma exchange e ver que o endereço de destino mudou (exemplo). Se você deseja verificar o seu endereço integrado, visite este site e siga os seguintes passos:
- Insira o endereço integrado no campo “8. Public Address:“
- Clique em “Check address“
- Verifique o campo “15. Standard XMR:“
- Verifique se ele corresponde ao endereço na sua carteira GUI.