Core Team: a equipe do Monero

A tecnologia não é a única coisa que precisa se adaptar para que o Monero se mantenha na vanguarda das tecnologias de privacidade e blockchain.  Toda moeda descentralizada precisa ter uma equipe de pessoas que a coordenam, conhecida como Core Team (equipe núcleo).

O papel do Core Team frequentemente pode ser um tópico confuso, especialmente com as várias estruturas de liderança empregadas por outras criptomoedas. Como a tecnologia para uma sociedade completamente independente de confiança ainda não é uma realidade, todos os projetos, até mesmo os descentralizados, se beneficiam em  ter algumas pessoas encarregadas a fazer tarefas que exigem confiança. Um bom exemplo disso é a posse de um domínio na web (como getmonero.org) ou a manutenção de servidores (nos quais o getmonero.org está hospedado). Por fim, ainda não existe uma maneira para que um domínio tenha como dono uma comunidade descentralizada, então alguém tem que ser a pessoa responsável pelo domínio. São em cenários desse tipo que o Core Team é capaz de trabalhar fazendo uma ponte entre o mundo descentralizado que nós estamos tentando criar e a realidade em que nós estamos vivendo atualmente.

Outra exigência que o Core Team possui internamente, é de que cada membro deve ser suficientemente ativo. Caso alguém não seja capaz de estar em ativo no Monero, espera-se que eles saiam de suas posições e os membros remanescentes elejam outra pessoa para substituí-la.

Membros

Atualmente a equipe do Core Team é composta por seis membros, sendo quatro anônimos.

Riccardo “fluffypony” Spagni

ric@getmonero.org

reddit: fluffyponyza


Francisco “ArticMine” Cabañas

articmine@getmonero.org

reddit: ArticMine


othe

othe@getmonero.org

 


smooth

smooth@getmonero.org

reddit: smooth_xmr


luigi1111

luigi1111@getmonero.org

 


NoodleDoodle

noodledoodle@getmonero.org

 

Responsabilidades

As responsabilidades do Core Team são as seguintes:

  • Atuar como árbitros de confiança no Sistema de Financiamento através de Fórum (FFS), em nome da comunidade, para garantir que todos os projetos sejam completados.
  • Administrar o código base do Projeto Monero, adicionando novos códigos no Github, mantendo backups e garantindo a segurança e o livre acesso ao código para todos.
  • Administrar os fundos das doações, gastando o Monero no que eles acreditam ser adequado para expandir o Projeto Monero.
  • Atuar como signatários e distribuidores de clientes de referência para a moeda Monero, e outras tecnologias relacionadas.
  • Definir uma direção e uma visão para o Projeto Monero.

Caso a comunidade considere que o Core Team não seja necessário ou que não esteja cumprindo seus deveres, ela está livre para criar uma bifurcação do projeto distinta da versão do Core Team, o que já aconteceu no passado quando a comunidade se separou do projeto administrado pelo usuário criador do Monero, o thankful_for_today.

O que o Core Team não é

Existem algumas coisas pelas quais o Core Team NÃO é responsável, embora algumas pessoas da comunidade não compreendam isso direito. Alguns dos equívocos estão listados abaixo:

  • Os membros do Core Team NÃO são chefes de ninguém. Ninguém precisa pedir a permissão deles para fazer qualquer coisa.
  • O Core Team NÃO atua como um ponto central de falha, mas encoraja iniciativas próprias, orgânicas, que ampliam o ecossistema do Monero.
  • O Core Team NÃO é o Monero. Caso algum dos membros do Core Team venha a ser uma pessoa desonesta, nós gostaríamos de lembrar que o Monero é um movimento. Uma iniciativa global para ampliar a privacidade mundialmente, fornecendo um dinheiro digital fungível e verdadeiro para todas as pessoas. Isso pode ocorrer mesmo sem a presença de um Core Team.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *