Compre ou venda XMR com o LocalMonero

Comprar criptomoedas diretamente de outras pessoas sempre foi algo difícil e inconveniente. Sem intermediários, negociar com um desconhecido envolve o risco de que ele não honre sua parte. Na falta de uma ferramenta especializada, recorremos a serviços que não foram feitos no princípio de negociar criptomoedas, como o Mercado Livre. Porém há uma alternativa que oferece um bom nível de segurança.

LocalMonero é um website onde as pessoas podem publicar anúncios de compra e venda de Monero sem precisar se identificar. Você define os termos e condições do seu anúncio e como pretende pagar ou ser pago. Dinheiro vivo, transferência bancária, PayPal – você decide.

O serviço é baseado em Hong Kong, na China, porém ele não impõe nenhuma restrição geográfica. O website já possui uma versão em Português e o Brasil é listado como opção para criar anúncios de compra e venda.

Por que o LocalMonero é considerado seguro?

O LocalMonero funciona como uma conta de garantia (ou escrow em inglês)  entre as duas partes que estão negociando. Exemplo: se você deseja comprar 5 XMR, o vendedor é obrigado a enviar esse montante ao LocalMonero antes que você realize a transferência. O montante em XMR é liberado somente quando ambas as partes confirmarem que o dinheiro foi enviado e recebido com sucesso.

Isso diminui consideravelmente o risco de algum dos usuários ser vítima de um golpe. Porém continua sendo importante estar de acordo em todos os detalhes com o anunciante antes de fechar negócio. O serviço oferece um sistema de reputação que te ajuda a escolher bons vendedores e compradores.

O serviço é bastante aclamado pela comunidade e muito usado internacionalmente. Os donos do projeto participam constantemente de discussões nos fóruns sobre Monero e inspiram confiança.

Conhecendo a plataforma e vendo como o LocalMonero funciona

A página inicial exibe as principais ofertas de compra e venda de Monero do seu país. Você pode filtrar somente as ofertas de compra ou de venda. É possível também filtrar somente por um método de pagamento.

Para ver mais detalhes sobre uma oferta, clique no botão Comprar ou Vender.

Como comprar Monero no LocalMonero

Para comprar o Monero usando o LocalMonero, você pode clicar no botão “Comprar” de um anúncio ou ir para a página “Compre Monero“. Isso o levará à página para comprar o Monero em seu país (você pode alterar o país na região inferior, onde está escrito “Exibindo anúncios em…”). Existem duas categorias para compra: comprar online ou por dinheiro.

Depois de escolher o seu anúncio e clicar no botão “Comprar”, você verá informações adicionais, incluindo os termos da negociação. Leia sempre os termos antes de enviar sua solicitação de negociação. Se você não concordar com os termos, você pode escolher um anúncio diferente ou mesmo criar o seu próprio anúncio. Se você concordar com os termos, insira a quantidade que você deseja comprar (em XMR ou BRL) e clique em “Enviar solicitação de negociação”. Você terá um prazo de pagamento no qual deverá efetuar o pagamento. Nesse momento você poderá enviar mensagens ao anunciante para definir os detalhes finais da transação.

Depois de efetuar o pagamento, clique em “Eu paguei”. O comerciante verificará o pagamento e o LocalMonero liberará seu Monero da custódia, enviando-o para a carteira do LocalMonero.

Como vender Monero no LocalMonero

Para vender Monero usando o LocalMonero, o processo é semelhante. Você pode fazer isso na página inicial, como mencionado anteriormente, ou clicar em “Vender Monero” na barra de navegação lateral. Isso levará você a uma página com a seção de pesquisa na parte superior, mas aberta na guia “Vender”, ao invés da guia “Comprar”, seguida de anúncios de usuários que estão vendendo o Monero on-line e em dinheiro.

O processo detalhado para vender o Monero on-line com o LocalMonero é quase o mesmo que comprar, mas depois que você envia a solicitação de negociação, o comprador solicitará os detalhes do pagamento, como um número de conta. Assim que você confirmar que recebeu o pagamento, informe o LocalMonero, para que o Monero em custódia seja liberado ao comprador.

Como ver informações do comprador / vendedor

Quando você olha para os anúncios atuais de compra e venda de Monero, notará alguns números e também um círculo colorido. Os números diretamente após o nome de usuário indicam o número de negociações que o usuário concluiu e sua reputação. Por exemplo, os números com a indicação “(40; 100%)” indicam que o usuário concluiu 40 negociações e tem uma pontuação de reputação de 100%. De um modo geral, a maioria dos usuários com anúncios tem 100% de reputação ou 0% se ainda não concluiu as negociações. No entanto, a pontuação de reputação é importante, pois informa os raros casos de usuários do LocalMonero que não fizeram uma negociação ideal no passado.

Após o nome e os números, você notará um círculo verde, amarelo ou cinza. A cor do círculo indica quando o usuário esteve ativo mais recentemente no LocalMonero. Verde indica que o comerciante estava online em algum momento nas últimas 24 horas. Amarelo indica que ele estava online em algum momento na última semana. Cinza indica que faz mais de uma semana que ele esteve online.

Você pode clicar em um nome de usuário para obter mais informações sobre o comprador ou vendedor, incluindo qualificações (avaliações), nº de negociações, nº de parceiros de troca, pontos de feedback, data de criação da conta e tempo típico para liberação dos fundos em custódia.

Taxas

Não existem taxas para criar uma conta. Também não existem taxas se você comprar e vender Monero na exchange através de um anúncio já existente. Se você criar um anúncio, então você terá que pagar uma taxa de 1% para cada negociação que for concluída. Transações entre duas carteiras LocalMonero também são completamente gratuitas.

Se você fizer uma transação entre uma carteira LocalMonero e outra carteira de Monero, você precisará pagar taxa de transação da rede Monero, que é paga aos mineradores, e não à LocalMonero. A qualquer momento, você pode ver na página da carteira qual é a taxa de transação atual do Monero. Procure pelo título “Outgoing Monero Fees”. Você não precisa se preocupar com isso, pois essa taxa é subtraída automaticamente da sua carteira do LocalMonero sempre que você enviar uma transação.

Ressalva: os links dessa página possuem meu id de afiliado, mas você não é obrigado a usá-lo.

About Filipe

Filipe é um membro evangelista do Projeto Monero. Entusiasta do mundo das criptomoedas e da tecnologia Blockchain, ele é autor da maioria dos guias e escreve periodicamente para o site Monero Brasil.

View all posts by Filipe →

2 Comments on “Compre ou venda XMR com o LocalMonero”

  1. Olá gostaria de saber se existe algum método de transformar Monero em Dinheiro Físico : R$ ou U$??

    1. Como o artigo indica, você pode criar uma conta no LocalMonero e buscar anúncios de pessoas desejando fazer a troca. Se não houver ninguém, você pode começar o seu próprio anúncio.

Comments are closed.