Como adquirir Monero

Até agora aprendemos como funciona a tecnologia blockchain e as criptomoedas. Também vimos que a diferença de privacidade entre Bitcoin e Monero é muito importante, principalmente ao considerarmos o princípio da fungibilidade. Mas como podemos adquirir Monero?

Há três maneiras principais de se conseguir Monero:

  • Comprando de outras pessoas, geralmente através de corretoras
  • Aceitando como pagamento por produtos e serviços
  • Minerando

Conseguindo uma carteira Monero

O primeiro passo antes de se adquirir qualquer criptomoeda é possuir uma carteira segura (wallet) para guardá-la.

Quando você compra Moneros em uma corretora (exchange), eles ficarão armazenados na carteira da corretora. Apesar de algumas pessoas deixarem seus Moneros guardados nas carteiras das corretoras, isso não é recomendado, pois elas estão correndo o risco de a corretora ser hackeada ou roubada. Portanto, a maneira mais segura é sempre você guardar as suas moedas em uma carteira própria, da qual você tem a semente anotada em papel.

A maneira mais fácil de conseguir uma carteira Monero segura é baixando um aplicativo de carteira em seu celular. As carteiras de celular são recomendadas para se usar no dia-a-dia, com quantias mais baixas. As mais famosas são a Monerujo (Android) e a Cake Wallet (Android e iOS). Para guardar e gastar pequenas quantias de dinheiro,  você também pode usar a carteira online do site MyMonero, a qual você pode acessar a partir de qualquer navegador.

Para os usuários que possuem uma quantia maior investida, recomenda-se a utilização de carteiras com mais recursos de segurança, como a carteira oficial (GUI) ou as carteiras físicas. A carteira oficial é um software comum que é instalado em seu computador desktop. As carteiras físicas podem ser um dispositivo eletrônico, conhecido como carteira de hardware (Ledger Nano S/X ou Trezor Model T), ou mesmo uma carteira de papel.

Comprando XMR

Comprando com Real (BRL)
  • NovaDAX: a NovaDAX é uma exchange chinesa que atua no Brasil. Atualmente ela é a única exchange que permite a compra de Monero usando Real (BRL). Além do par XMR/BRL, a NovaDAX também negocia os pares XMR/BTC e XMR/USDT.
  • LocalMonero (P2P): é uma corretora que realiza a intermediação entre as pessoas que querem comprar e vender Monero diretamente. Você realizará o pagamento em reais on-line (através de depósito diretamente na conta da outra pessoa) ou entregando dinheiro em espécie (encontrando-se presencialmente com a outra pessoa em algum lugar público). O site LocalMonero servirá como árbitro da transação, segurando o Monero sob custódia, e só liberando os fundos após os usuários confirmarem que a transação ocorreu sem intercorrências.
  • Bisq (P2P): é uma exchange descentralizada ponto-a-ponto (P2P). Você precisará baixar um programa gratuito, que se conectará anonimamente à exchange. Por não exigir documentação dos usuários, as compras realizadas nesta modalidade são muito mais privadas do que nas demais modalidades citadas acima.
Comprando com Bitcoin (BTC), Litecoin (LTC) ou outras altcoins

Alternativamente você pode comprar Bitcoin (BTC) ou altcoins usando Real (BRL) e depois trocá-los por Monero. Para fazer isso, você deverá fazer os seguintes passos:

  1. Abrir uma conta em uma corretora de bitcoins brasileira (ex: Mercado Bitcoin)
  2. Depositar reais na conta do banco da corretora
  3. Comprar bitcoins ou altcoins com os reais depositados. Se a taxa de rede do Bitcoin estiver muito alta no momento, pode ser mais vantajoso comprar Litecoins (LTC) para depois trocar por Monero.
  4. Transferir os bitcoins ou altcoins da corretora brasileira para uma corretora internacional ou para uma carteira que tenha um serviço de troca rápida de moeda integrado
  5. Trocar seus bitcoins ou altcoins por Monero

Existem diversas maneiras de trocar os seus bitcoins por Monero. Confira abaixo as mais utilizadas:

  • Corretoras convencionais: estas corretoras geralmente possuem um grande volume de transações, o que fará com que você consiga comprar Monero por um preço baixo em relação a outras alternativas. As maiores e mais conceituadas corretoras que vendem Monero são a Binance, a Kraken, a Bittrex e a NovaDAX.
  • Serviços de troca rápida de moeda: você pode usar a Changelly, a ChangeNOW, MorphToken, a ShapeShift, a Evercoin, entre outras. Você também pode realizar a troca através de uma carteira de celular como a Cake Wallet, que possui serviços de troca rápida como o ChangeNOW integrados na própria carteira.
  • LocalMonero (P2P): nesta corretora ponto-a-ponto (P2P) você pode comprar Monero diretamente de outras pessoas.
  • Bisq (P2P): é uma exchange descentralizada P2P, na qual você comprará Monero diretamente de outros usuários. Você precisará baixar um programa gratuito, que se conectará anonimamente à exchange através da rede Tor.
  • OpenBazaar (P2P): é um software P2P que possibilita a compra e venda de produtos, serviços e criptomoedas diretamente entre as pessoas.

Aceitando XMR como pagamento por produtos e serviços

Outra possibilidade de você adquirir Monero é solicitando a moeda como meio de pagamento por produtos e serviços. Empresas e pessoas privadas podem negociar moedas diretamente, de maneira legal e segura. Um dos locais onde isso pode ser feito é no nosso grupo de WhatsApp.

Se você possui um site de comércio online e deseja começar a aceitar Monero e outras criptomoedas como método de pagamento, sugerimos os serviços da empresa GloBee. Ela foi fundada por um dos principais membros da equipe Monero e fornece plugins para os principais pacotes de e-commerce do mercado, cobrando uma assinatura mensal ou uma pequena comissão por transação.

Minerando XMR

mineração criptomoeda
Imagem por IntelligenceHQ

A mineração de criptomoedas é um processo computacional complexo que registra as operações no blockchain. Os mineradores são os membros da rede que garantem a segurança da informação, e são recompensados por esse trabalho com novos Moneros.

Tanto o Monero como o Bitcoin são criptomoedas que podem ser adquiridas através do processo de mineração. De forma resumida, os mineradores realizam cálculos matemáticos de criptografia complexos para adicionar as transações dentro da blockchain. Como vimos anteriormente, este é o processo que garante a segurança da rede e mantém o livro-razão intacto, livre de manipulações. Mantendo portanto um consenso seguro e inviolável.

Minerar também é o mecanismo usado para introduzir novos Moneros no sistema. Cada vez que um bloco é criado, o minerador recebe as taxas das transações e algumas novas moedas recém-criadas, o que significa que este é um processo que pode ser lucrativo, principalmente se você tiver acesso a vários computadores com processadores rápidos. O protocolo usado pelo Monero e Bitcoin chama-se “Prova de Trabalho” (ou Proof of Work, em inglês).

A mineração é realizada pelo processador comum do seu computador (CPU) ou até mesmo da sua placa de vídeo (GPU).

Algumas pessoas preferem minerar individualmente (mineração solo). Nesse tipo de mineração os blocos demoram mais para serem descobertos, no entanto, ao serem descoberos, a recompensa fica toda para o minerador.

Outras pessoas decidem se juntar às chamadas pools de mineração. Pools são grupos de pessoas que mineram em conjunto e descobrem blocos em conjunto. A recompensa gerada pelos blocos é dividida de acordo com a quantidade de processamento que cada usuário gerou para a pool. O objetivo das pools é garantir pagamentos mais frequentes e previsíveis para os mineradores, pois ao minerar em grupo as pessoas encontram blocos com uma frequência maior do que na mineração solo.

Como o projeto Monero é aberto e descentralizado, qualquer pessoa pode minerar, basta ter um computador. Não é necessário pedir autorização, fazer cadastro ou pagar taxas para começar a minerar. Os únicos gastos que você terá são a energia elétrica e os custos para manter o computador funcionando (manutenção de peças). Se você quer conhecer como funciona o processo de mineração do Monero, visite a nossa página especial que contém todas as informações necessárias para você começar a minerar ainda hoje.

Parte 4: Como usar o Monero? →

Foto de destaque concedida por Monero.How.

About Filipe

Filipe é um membro evangelista do Projeto Monero. Entusiasta do mundo das criptomoedas e da tecnologia Blockchain, ele é autor da maioria dos guias e escreve periodicamente para o site Monero Brasil.

View all posts by Filipe →