
No debate Monero Contra o Bitcoin, a principal diferença citada entre esses dois, é, obviamente, a privacidade, mas nesta postagem iremos mostrar brevemente Características gerais do Monero e outras diferenças entre essas duas moedas
01) No monero, as transações são ofuscadas enquanto no bitcoin qualquer pessoa pode analisar quaisquer transações realizadas na rede.
02) Monero protege a privacidade do remetente, a quantidade enviada e a privacidade do destinatário atraves, respectivamente da assinatura em anel, transações confidenciais em anel e endereços furtivos.
03) O monero tem um tempo de bloco de 2 minutos, enquanto o bitcoin emite um bloco a cada 10.
04) Por conta do algoritmo RandomX, monero só é eficiente de ser minerado em CPUs, previnindo mineração em GPUs e ASICs.
05) Monero têm um bloco expansível, isso significa que quanto mais transações, mais o bloco aumenta, isso provê escalabilidade em primeira camada, diferente do bitcoin que têm um limite de bloco de 1 MegaByte.
06) Por conta de seus recursos de privacidade, o tamanho médio de transação do monero varia entre 1500 e 2000 bytes, enquanto a transação padrão do bitcoin tem apenas entre 170 e 300 bytes .
07) Apesar disso, a blockchain do monero conta com um método de redução de tamanho, chamado prunning, ou, podagem, que reduz o tamanho da blockchain em 60% .
08) As taxas da transação do monero são de 3 centavos, enquanto a do bitcoin pode variar entre 50 centavos e 50 reais.
09) Monero pode ser dividido até 1 trilhonésimo de unidade, ou seja, 12 casas decimais, essa unidade nós chamamos de piconero, enquanto o bitcoin pode ser dividido apenas em 8 casas decimais chamados de Satoshi.
10) Monero não tem um supply limitado, isso significa que cada vez mais monero vai ser emitido na economia com uma inflação de menos de 1%, a inflação nominal é 0.6 xmr por bloco desde a ativação da emissão em cauda em julho de 2022 até o fim dos tempos.