Anúncio do Core Team

Publicado em 01/03/2018 (ver original)

O ano de 2018 já está aí, com muitas novas tecnologias no horizonte da Monero. No entanto, a tecnologia não é a única coisa que precisa se adaptar para que ela se mantenha na vanguarda da privacidade e das tecnologias em blockchain. Com isso em mente, o Core Team gostaria de lembrar a comunidade sobre o seu papel em relação à Monero, além de fazer um anúncio em relação aos seus membros.

O papel do Core Team frequentemente pode ser um tópico confuso, especialmente com as várias estruturas de liderança empregadas por outras criptomoedas. Como a tecnologia para uma sociedade completamente independente de confiança ainda não é uma realidade, todos os projetos, até mesmo os descentralizados, se beneficiam em  ter algumas pessoas encarregadas a fazer tarefas que exigem confiança. Um bom exemplo disso é a posse de um domínio na web (como getmonero.org) ou a manutenção de servidores (nos quais o getmonero.org está hospedado). Por fim, ainda não existe uma maneira para que um domínio tenha como dono uma comunidade descentralizada, então alguém tem que ser a pessoa responsável pelo domínio. São em cenários desse tipo que o Core Team é capaz de trabalhar fazendo uma ponte entre o mundo descentralizado que nós estamos tentando criar e a realidade em que nós estamos vivendo atualmente.

As responsabilidades do Core Team são as seguintes:

  • Atuar como árbitros de confiança no Sistema de Financiamento através de Fórum (FFS), em nome da comunidade, para garantir que todos os projetos sejam completados.
  • Administrar o código base do Projeto Monero, incluindo código no Github, mantendo backups e garantindo a segurança e o livre acesso ao código para todos.
  • Administrar os fundos das doações, gastando o Monero no que eles acreditam ser adequado para expandir o Projeto Monero.
  • Atuar como signatários e distribuidores de clientes de referência para a moeda Monero, e outras tecnologias relacionadas.
  • Definir uma direção e uma visão para o Projeto Monero

Caso a comunidade considere que o Core Team não seja necessário ou que não esteja cumprindo seus deveres, ela está livre para criar uma bifurcação do projeto distinta da versão do Core Team, o que já aconteceu no passado quando a comunidade se separou do projeto administrado pelo usuário criador do Monero, o thankful_for_today.

Existem algumas coisas pelas quais o Core Team NÃO é responsável, embora algumas pessoas da comunidade não compreendam isso direito. Alguns dos equívocos estão listados abaixo:

  • Os membros do Core Team NÃO são chefes de ninguém. Ninguém precisa pedir a permissão deles para fazer qualquer coisa.
  • O Core Team NÃO atua como um ponto central de falha, mas encoraja iniciativas próprias, orgânicas, que ampliam o ecossistema do Monero.
  • O Core Team NÃO é o Monero. Caso algum dos membros do Core Team venha a ser uma pessoa desonesta, nós gostaríamos de lembrar que o Monero é um movimento. Uma iniciativa global para ampliar a privacidade mundialmente, fornecendo um dinheiro digital fungível e verdadeiro para todas as pessoas. Isso pode ocorrer mesmo sem a presença de um Core Team.

Outra exigência que o Core Team possui internamente, é de que cada membro deve ser suficientemente ativo. Caso alguém não seja capaz de estar em ativo no Monero, espera-se que eles saiam de suas posições e os membros remanescentes elejam outra pessoa para substituí-la. Pela razão mencionada acima, o nosso membro tacotime está sendo desligado agora. As pessoas que não estavam presentes nos primeiros meses da Monero provavelmente não irão se lembrar do tacotime, e não irão entender o grande papel que ele teve em fazer com que o Monero se tornasse o que ele é hoje. Juntos, ele e o smooth desbravaram os primeiros dias do bitmonero, e ajudaram a comunidade de usuários a navegar o projeto criado pelo usuário thankfulfortoday. Ele agiu como mantenedor líder do código base, um papel que agora é preenchido pelo fluffypony. Podemos dizer que o Monero não seria o que ele é hoje sem a liderança inicial e o trabalho do tacotime. Os membros do Core Team são muito gratos pela sua dedicação prévia e desejam boa sorte em seus futuros empreendimentos.

Mas toda mudança traz novas oportunidades, e o Core Team tem o prazer de dar as boas vindas a  Jeremie “binaryFate” Dubois-Lacoste como seu mais novo membro. binaryFate possui um PhD em ciências da computação, com expertise acadêmica em sistemas combinatoriais e algoritmos de otimização. Após trabalhar por alguns anos com pesquisa acadêmica, ele decidiu se dedicar em tempo integral no espaço das criptomoedas. Desde 2012 ele tem atuado ativamente em investimentos, em tradings e na criação de negócios nessa área. Ele tem se envolvido com o Monero desde maio de 2014, e tem sido desde então um defensor ativo das tecnologias que protegem a privacidade e a fungibilidade, tanto online quanto na vida real.

Os membros do Core Team, tanto os antigos quanto os atuais, gostariam de agradecer  a todos os voluntários e colaboradores pelo trabalho consistente e incansável. Nós aguardamos  com entusiasmo para ver o que o ano de 2018 tem reservado para nós como projeto e como comunidade.