Algoritmo de mineração

Mineração é o nome dado ao processamento das transações dentro da rede do blockchain. Nossa opinião é que o Bitcoin escolheu mal o seu algoritmo de mineração, pois ele executa de forma muito mais rápida em computadores customizados (chamados de ASICs). Isso faz com que seja virtualmente inútil uma pessoa como eu ou você, com um computador normal, participar do processo de mineração, pois ele é monopolizado pelas grandes empresas que usam os ASICs. Em contraste, o Monero possui um algoritmo que foi desenhado especificamente para evitar este monopólio.

Este ponto é importante pois significa que toda e qualquer pessoa que tenha acesso a um computador ou laptop pode participar do processo de mineração do Monero, que dá recompensas em novas moedas aos mineradores. Isso é importante para a descentralização da rede e uma melhor distribuição de renda.

Para representar melhor ainda essa diferença, no Brasil não existe nenhuma grande operação de mineração de Bitcoin, pois é preciso investir milhares de dólares na aquisição dos chips ASICs para ter uma pequena chance de lucro. Em contrapartida, o Monero dá uma real oportunidade aos brasileiros de adquirirem e acumularem criptomoedas.

Minerar Monero é um processo que não precisa ser difícil e qualquer pessoa pode participar. Entenda melhor o processo de mineração e veja como os computadores de sua casa podem te ajudar a ganhar dinheiro.